Entenda como seu clube ganha pontos no Ranking da CBF e qual importância deste Ranking.
top of page
  • Alexandro Costa Andrade

Entenda como seu clube ganha pontos no Ranking da CBF e qual importância deste Ranking.



O Ranking Nacional de Clubes (RNC) elaborado pela CBF é um sistema de classificação dos clubes que disputam as competições nacionais (Séries A, B, C e D e Copa do Brasil).

O RNC é divulgado de forma oficial ao final de todas as competições da temporada. Importante destacar que mesmo sendo organizada pela CBF as copas regionais, Nordeste e Verde, não fazem parte do ranking.

Para cada posição em cada competição a CBF atribuiu uma pontuação específica, (veja a tabela aqui), onde a maior pontuação é para o Campeão da Série A e a menor para os times eliminados fase preliminar da Série D.

O ranking é composto pela pontuação das últimas cinco temporadas, com um fator de multiplicação para cada ano, sendo que a temporada mais recente tem peso maior e tem os pontos multiplicados por cinco, a temporada anterior por quatro e assim sucessivamente. Ex: No ranking de 2021, a temporada 2020 multiplica por cinco, 2019 por quatro, 2018 por três, 2017 por dois e 2016 por um.



O Ranking Nacional de Clube (RNC) serve como base para o Ranking Nacional de Federações (RNF), onde os pontos de todos os clubes de todas a federações são somados.

É através do Ranking Nacional de Federações que a CBF distribui as vagas da Copa do Brasil, Copa do Nordeste, Copa Verde e Série D e é através do Ranking Nacional de Clubes que é feita a separação dos potes da Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Copa Verde, bem como são determinados os grupos de cotas das Copas do Brasil, Nordeste e Verde.


Pouco comentado nas rodas de resenhas esportivas o RNC é fundamental para a vida financeira e desportiva dos clubes, se um clube vai bem no RNC ele ganha mais dinheiro das cotas e tem um caminho mais fácil nas Copas.

Se você não quer esperar até a divulgação oficial do RNC e RNF para saber como seu time ficará posicionado, fique atento as nossa atualizações semanais, onde traremos a projeção do RNC e RNF em tempo real, com as posições de cada clube no dia da atualização.


bottom of page