Como é feita a atualização do Ranking da CBF
top of page
  • Alexandro Costa Andrade

Como é feita a atualização do Ranking da CBF


No post anterior explicamos como os clubes ganham pontos no Ranking Nacional de Clubes (RNC) e como isto implica nas cotas de TV e nos potes de sorteio da Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Copa Verde (clique aqui).

Hoje vamos explicar como é feita a nossa atualização e quais os critérios que adotamos para isto.

Oficialmente a CBF atualiza o RNC apenas no final da temporada e faz a divulgação oficial, entretanto temos outros profissionais que fazem atualizações parciais do Ranking da CBF projetando a pontuação final, a distribuição das vagas das competições e os grupos de cotas, os mais conhecidos por quem se interessa no assunto é o @FutMaranhao e o @ThiagoMinhoca ambos no Twitter. No critério adotado por eles, a soma de pontos é feita apenas ao final de cada fase da Copa do Brasil, Série C e Série D, atribuindo pontuação mínima para cada fase e para as Séries A e B.


No nosso critério as Séries A e B, a pontuação atribuída é a da posição do clube na respectiva tabela de classificação no dia da atualização do Ranking, nas Séries C, D e Copa do Brasil, a pontuação atribuída é da fase em disputa pelo clube no dia da atualização. A nossa fonte de dados é sempre o site da CBF e as atualizações serão feitas semanalmente, geralmente na segunda feira, independente do término da rodada, mesmo que fiquem jogos pendentes.

Fique ligado nas nossas atualizações ao final de cada fase da Copa do Brasil e ao final de cada rodada das Séries A e B.


bottom of page